Fausto da Silva – Paixão pela Rádio

Fausto da Silva vive em Coimbra, ensina matemática e completa, no próximo sábado, 53 anos. O dia-a-dia de um professor traz desafios variados e experiências sempre diferentes. Mas há uma coisa que nunca muda: todos os dias, ao fim da tarde, Fausto está na Rádio Universidade Coimbra, onde é autor, juntamente com Nuno Ávila, do programa Santos da Casa.
No momento em que ingressou na universidade não quis logo ligar-se a nenhuma atividade extra-curricular, mas cedo percebeu que precisava de se envolver na vida da Associação Académica de Coimbra. A rádio não foi a primeira opção mas, depois de passagens curtas por outras secções, acabou por iniciar a sua formação no Centro Experimental de Rádio, numa altura na qual ainda nem existia a Rádio Universidade de Coimbra e as emissões eram feitas em circuito interno, às horas das refeições, e transmitidas para as cantinas universitárias.
Em 2016, assinalam-se 30 anos da primeira emissão, ainda pirata, da Rádio Universidade de Coimbra, rádio onde, ao longo dos anos, Fausto já fez um pouco de tudo. Foi técnico, jornalista, diretor e locutor, função que mantém, atualmente, e desde há 24 anos, com o programa Santos da Casa.
A paixão pela rádio e pela música portuguesa, que o atraiu nos anos 80, transformou-se numa rotina que já dura há mais de três décadas. Mas a verdade é que esta rotina, que o obriga a prescindir de tempo com a família e com os amigos e impossibilita a dedicação a outros hobbies, só é possível devido a essa mesma paixão.
Assegurar um programa diário, de uma hora, é uma tarefa exigente. No entanto, para Fausto não há perspetivas de deixar a rádio. Pelo menos, enquanto for capaz de subir as escadas que o levam, todos os dias, ao estúdio da RUC.

Fotografia: Miguel Oliveira
Edição: Afonso Ré Lau






Recent Portfolios