Lara Seixo Rodrigues – A Arte na Rua

Lara Seixo Rodrigues nasceu e cresceu na Covilhã. Em 1997, mudou-se para Lisboa para estudar Arquitetura. Concluiu o curso e exerceu a profissão durante cerca de 10 anos. No entanto, a pouco e pouco, uma outra paixão – a arte urbana – ia conquistando cada vez mais espaço e roubando cada vez mais tempo. É então que Lara decide deixar a arquitetura e dedicar-se a tempo inteiro a uma nova profissão, criada por ela, à sua própria imagem. Hoje, com 37 anos, é curadora e produtora de eventos de arte urbana.
Lara reconhece pontos em comum entre a arquitetura e a arte urbana, nomeadamente, no que diz respeito à intervenção na cidade e ao serviço a uma comunidade, mas confessa-se fascinada com o imediatismo de resultados que só a arte urbana proporciona.
Ser curadora e produtora destes eventos implica um trabalho de aconselhamento das entidades promotoras, de criação de conceitos de exposição e de contacto com os artistas. Para estes, o papel de Lara é ainda mais importante: é ela que negoceia contratos, assegura autorizações, compra material e trata de todas as burocracias necessárias, deixando-os numa posição mais resguardada, ideal para se concentrarem no processo criativo. Segundo Lara, o principal desafio é criar projetos de impacto social que envolvam a comunidade no trabalho dos artistas e os artistas no dia-a-dia da comunidade. Tem de haver partilha; tem que haver transformação; Lara tem sempre muitos projetos em mãos, está envolvida em muitas iniciativas em simultâneo e tem muitas intervenções programadas. Já há quem a apelide de “madrinha da arte urbana em Portugal”. Lara assume essa responsabilidade com tudo o que isso traz de bom e menos bom.

Artistas por ordem de aparição:

– Gijs Vanhee (holanda)
– PFFF illustrations, graphics, concepts
– Samina
– L is not an artist
– Tamara Alves
– Kram (espanhol)
– Btoy
– Mr. Dheo
– Bordalo II
– Pantónio

Fotografia: Miguel Oliveira
Edição: Afonso Ré Lau






Recent Portfolios