Ricardo Riscas – Guitarras que Fumam

Ricardo Gomes ou, como é mais conhecido, Ricardo Riscas, tem 33 anos, formou-se em marketing e trabalha como designer gráfico. Para além disso, ocupa uma pequena oficina, em Espinho, onde constrói guitarras a partir de caixas de charutos.
Em criança, gostava de brincar com as ferramentas de trabalho do avô e fazer os seus próprios trabalhos manuais. No entanto, foi só no natal de 2010, a propósito de uma troca de prendas entre amigos e inspirado pelas tradicionais cigarbox guitars norte-americanas, que construiu a sua primeira guitarra. Daí em diante, e com o incentivo dos amigos, Riscas tem vindo a dedicar-se a este projeto.
Em cada guitarra, a caixa de charutos é o ponto de partida. A partir daí, o instrumento é projetado, esculpido e montado, manualmente, por Ricardo.
Cada guitarra que lhe sai das mãos é uma peça única, uma vez que, para além da caixa de charutos escolhida pelo cliente, Riscas utiliza moedas, selos ou chaves antigas, tornando a guitarra não só um instrumento musical carismático, mas também um pedaço da história e das memórias do seu guitarrista.
Em comum, todas as guitarras têm uma sonoridade rouca e negra, de tom anasalado, e com a melancolia própria do blues do sudoeste dos Estados Unidos.

Fotografia: Miguel Oliveira
Edição: Afonso Ré Lau e Isadora Faustino






Recent Portfolios